CARTA DE SERVIÇO
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
As unidades básicas de saúde da família e unidade básicas de saúde, são as chamadas “ portas de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS), visto que é através delas que deve ocorrer o primeiro ingresso do paciente ao sistema de saúde.
Com tudo, a unidade de saúde de São João do Pau D’ Alho (Centro de saúde III – Dr. Francisco Mansano Thomé – UBS) possui um atendimento imediato, promovendo ao paciente um acompanhamento de qualidade ao longo de seu tratamento e de sua vida. A unidade conta com especialistas em medicina, enfermagem, dentista, fisioterapeuta, psicóloga e agente comunitário de saúde que trabalha com o objetivo de fortalecer o vínculo da unidade com as famílias.
Sendo uma equipe de Estratégia de Saúde da Família: com um médico 40 horas, dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro e cinco ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), desde 10 de julho de 2001 e se caracteriza como a principal porta de entrada da população para à assistência em: saúde da criança, idoso, mulher, adolescente, saúde mental.
Uma equipe Básica de Saúde: com um médico regulador de 20 horas semanais, um médico clínico de 20 horas semanais e um médico pediatra de 6 horas semanais, dois auxiliares de enfermagem e um enfermeiro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS/ REQUISITOS PARA ACESSO
Documento de identificação, com foto recente e CPF, acompanhado do Cartão SUS. No caso de agendamento de consultas e acompanhamento na unidade são necessários o comprovante de residência;
A unidade se localiza no endereço:
Avenida Governador Carvalho Pinto n° 381 Centro - CEP 17970-000
São João do Pau D'Alho - SP
Telefones para contato: (18) 3857-1277 / (18) 3857-1289
Horário de Funcionamento:
Atendimento de segunda a sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas.
Atendimento: Presencial
Público Alvo: Cidadão
Email: saude@paudalho.sp.gov.br
SERVIÇOS PRESTADOS:
• Sala de Vacina
Segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 08:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00 horas
• Atendimento Odontológico
Segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 07:30 às 15:30 horas
• Atendimento Psicológico
Segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 07:30 às 15:30 horas
Quinta–Feira Atendimento Escolar
• Atendimento de Fisioterapia
Segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 07:30 às 13:00 horas
• Atendimento de Enfermagem
Segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 07:00 às 17:00 horas
• Atendimento Médico ESF (Estratégia de Saúde da Família)
Segunda a quinta-feira
Horário de atendimento: 07:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00 horas.
• Atendimento Médico Clínico
Segunda a sexta-feira
Horário de atendimento: 08:00 às 11:00 horas
• Atendimento Médico Clínico Regulador
Segunda-feira, Quarta-Feira e Sexta–Feira
Horário de atendimento: 07:00 às 13:30 horas
• Atendimento Médico Pediatra
Terça a Sexta-Feira
Horário de atendimento: 13:00 às 16:00 horas
SERVIÇOS OFERECIDOS:
Acolhimento com classificação de risco
Acompanhamento das mais diversas condições crônicas de saúde, como: diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis, saúde mental, obesidade, deficiências, dentre outros.
Atendimento psicológico
Atendimento de fisioterapia
Consulta e procedimento médicos
Consulta e procedimentos de enfermagem
Consulta e procedimentos odontológicos
Consulta de pré-natal
Consulta de puerpério
Consulta de puericultura
Notificações obrigatórias: violências, acidente de trabalho, picadas de animais, dentre outras.
Testes Diversos (teste do pezinho, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, gravidez, entre outros)
Vacinação
Visitas domiciliares pela equipe da UBSF, quando for necessário, conforme o entendimento da equipe.
Ações para promoção de saúde e prevenção de agravamento das doenças.
SETOR ADMINISTRATIVO/ SECRETARIA
Horário de Funcionamento:
Atendimento de segunda a sexta-feira das 08:00 às 11:00 - 13:00 às 16:00 horas.
Telefones para contato: (18) 3857-1277 / (18) 3857-1289
Atendimento: Presencial
Público Alvo: Cidadão
Email: agendamento@paudalho.sp.gov.br
SERIÇOS PRESTADOS:
Realiza os agendamentos para atendimentos de consultas externas, exames através do sistema CROSS
O setor administrativo conta também como um secretário de saúde, sendo o mesmo responsável pelo planejamento, organização, elaboração, execução e avaliação das ações e políticas de saúde previstas no SUS, dentro das atribuições do município. Não podemos esquecer que é parte das responsabilidades da Secretaria fortalecer o controle social no SUS e, por conta disso, antes de serem divulgados, os instrumentos de gestão do SUS devem ser apreciados pelo Conselho Municipal de Saúde.
São realizadas também ações de cooperações técnicas com outros municípios, para que todos juntos construirmos modelos assistenciais e de gestão cada vez mais próximos do interesse da população.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
SERVIÇOS OFERECIDOS:
Análise epidemiológica da situação de saúde local.
Discussão e acompanhamento dos casos de violências (doméstica, sexual e/ou outras violências) em parceria com outros setores.
Emissão de atestados médicos e laudos, incluindo declaração de óbito, quando solicitados e indicados.
Identificar e acompanhar adultos, idosos, crianças e adolescentes inscritos no Programa Bolsa Família ou outros programas de assistência social ou benefícios sociais.
Imunização conforme Calendário Vacinal da criança e do adolescente, orientaçãoaos pais ou responsáveis, avaliação e monitoramento da situação vacinal e busc aativa de faltosos.
Imunização conforme Calendário Vacinal do adulto e do idoso, atentando para situações de surtos de doenças imunopreviníveis e situações clínicas específicas.
Investigação de óbitos em mulheres em idade fértil em conjunto com a vigilânciaem saúde.
Investigação de óbitos infantis e fetais em conjunto com a vigilância em saúde.
Notificação das doenças de notificação compulsória e ações de vigilância em saúde do adulto, do idoso, da criança e do adolescente em conjunto com os serviços de vigilância em saúde.
Vigilância do recém-nascido de risco/vulnerável tendo por base os registros einformes oferecidos pelas maternidades.
CUIDADOS E ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER
Assistência ao pré-natal da gestante e do parceiro, com utilização da Caderneta da Gestante.
Assistência no período do puerpério.
Assistência à mulher no período do climatério.
Abordagem em saúde sexual e reprodutiva: orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos; gestão de risco; oferta e dispensação de insumos de prevenção e testes rápidos; disfunções sexuais; avaliação preconcepção; diagnóstico precoce de gravidez e orientação sobre infertilidade conjugal
Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra mulheres, violência sexual, intrafamiliar e de gênero, preferencialmente em parceria Inter setorial com serviços de assistência social e segurança pública.
Manejo de problemas mamários comuns relacionados à lactação.
Rastreamento para neoplasia de colo uterino e acompanhamento da mulher com diagnóstico de câncer do colo uterino.
Rastreamento para neoplasia de mama e acompanhamento da pessoa com diagnóstico de câncer de mama.
CUIDADOS E ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO
Atendimento domiciliar para pessoas idosas restritas ao lar ou com dificuldade de mobilidade, incluindo informações, orientações de saúde, aconselhamento e apoio aos familiares/cuidadores.
Identificação e acompanhamento da pessoa idosa vulnerável, em risco de declínio funcional ou frágil (multimorbidades, polifarmácia, internações recentes, incontinência esfincteriana, quedas recorrentes, alteração de marcha e equilíbrio, comprometimento cognitivo, comprometimento sensorial, perda de peso não intencional, dificuldade de mastigação e/ou deglutição, sinais e sintomas de transtornos de humor, insuficiência familiar, isolamento social, suspeitas de violência, grau de dependência para atividades da vida diária) com o estabelecimento de um plano de cuidados adaptado a cada caso.
Prevenção de acidentes domésticos, quedas e fraturas.
Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de distúrbios nutricionaisno adulto e idoso.
ATENÇÃO E CUIDADOS CENTRADOS NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE
Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de situações relacionadas a distúrbios nutricionais (baixo peso, desnutrição, sobrepeso e obesidade).
Rastreamento em saúde da criança: triagem neonatal (teste do pezinho e reflexo vermelho) e identificação precoce de sopros cardíacos.
Atendimento à demanda espontânea com avaliação de risco.
Atendimento de urgências/emergências para crianças e adolescentes.
Identificação e manejo dos problemas mais comuns do recém-nascido e lactente: cólicas do lactente, regurgitação e vômitos, constipação intestinal, monilíase oral, miliária, dermatite das fraldas, impetigo, dermatite seborreica, icterícia, problemasdo umbigo, hérnia inguinal e hidrocele, testículo retido, displasia do desenvolvimentodo quadril.
Manejo das doenças crônicas respiratórias mais prevalentes.
Identificação, acompanhamento e atenção integral à adolescente gestante e puérpera.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Realiza as compras e distribuição de medicamentos de uso comum, controlados, contínuos e antibióticos.
Realiza abertura de processos administrativos para o fornecimento de medicamentos via Secretaria Estadual da Saúde.
Localização:
Avenida Governador Carvalho Pinto n° 381 Centro - CEP 17970-000
São João do Pau D'Alho - SP
Telefones para contato: (18) 3857-1277 / (18) 3857-1289
Horário de Funcionamento:
Atendimento de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas.
Atendimento: Presencial
Público Alvo: Cidadão
Email: farmacia@paudalho.sp.gov.br
DOCUMENTOS/ REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA O ACESSO
O cadastro é realizado no centro de saúde
Documentos para a obtenção de medicamentos:
Documento, com CPF e RG. Com foto recente, acompanhado do Cartão SUS. Se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.
Cadastro para a retirada de insumos para o tratamento da diabetes:
Documentos, com CPF, com foto recente acompanhado do Cartão SUS. Se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente. Também é necessário um laudo médico, com o CID e indicação do uso da insulina, bem como das lancetas e tiras para aferição do HGT, as quais serão distribuídas conforme Protocolo Municipal, visto que, para os pacientes que fazem o uso de insulina caso necessário são entregues o aparelho de monitoramento da glicemia. Com tudo é necessário solicitar um documento com o médico da unidade confirmando a necessidade do mesmo na utilização do aparelho, somente com essa autorização assinado pelo médico é que será concedido o aparelho.
Alto custo
Medicamento do componente especializado, o alto custo fornece medicamentos que não são encontrados na rede municipal de saúde.
Cadastro para a retirada de medicamentos
Documentos/ Requisitos necessários para o acesso
Para a abertura é necessário a solicitação de um médico, vez que, o mesmo precisa assinar LME(Laudo de Solicitação de Medicamentos), assim o paciente vem até a unidade e se necessário realiza exames que comprovem a necessidade do uso dos determinados medicamentos.
Caso o paciente não seja capacitado o responsável deve comparecer com os documentos do paciente e os próprios.