21.05.2024
DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

A rede de proteção do município de São João do Pau D'alho, composta por integrantes do Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Secretaria de Saúde, Profissionais da Educação e do CMDCA (Conselho Municipal dos direitos das crianças e adolescentes), realizou a campanha com intuito de conscientizar a sociedade e também o público alvo, crianças e adolescentes, sobre o abuso sexual infantil e as formas de proteção.

Realizou-se a campanha na EMEI Mundo Pequenino, na EMEFEI Neusa Berbel Bernava, na escola Estadual Salvador Ramos de Moura, na sede do CRAS, no CCI (Centro de convivência para idosos) e a realização de entrega de panfletos sobre o tema no comércio da cidade.